.

Intenções de Missa

Santo do dia

X A V E R I A N O S

O rosto de uma família missionária

Os Missionários Xaverianos, têm como fundador, Dom Guido Maria Conforti, nascido em Parma, na Itália, aos 10 anos de idade entra no seminário. Logo se apaixona pela vida e pela obra de São Francisco Xavier e planeja continuar sua missão para ir a China. Sua saúde muito frágil, porém não permite realizar seu sonho. Então em 1985, já padre decide fundar a Congregação Missionária Xaveriana. Em 1902 nomeado arcebispo de Ravenna e, em seguida, bispo de Parma. Conforti torna-se pastor de dois rebanhos: a diocese e a Congregação Xaveriana. Dedica-se com toda as forças à formação de seus missionários ao envio deles para a China e ao crescimento da consciência missionária além-fronteiras, no clero de toda Itália.  Aos 66 anos de idade, Dom Guido Maria Conforti é chamado à casa do Pai, em  17 de março de 1996, o Papa João Paulo II o proclama Bem-aventurado.

A Congregação Xaveriana  é formada por missionários e missionárias que tem como finalidade o anúncio da Boa Nova do Reino pelo mundo inteiro até os últimos confins. Fruto de uma vocação missionária que de tão forte que é, não pode realizar-se numa pessoa, concretiza-se numa grande família de homens e mulheres que consagram sua vida para a missão além-fronteiras.

Da contemplação do crucifixo que, com seus braços abertos indicava a universalidade da missão, Dom Guido concretiza um sonho: “Fazer do mundo uma só família que abrace a humanidade”.

Da leitura da vida de São Francisco Xavier (Missionário Jesuíta), Dom Guido conclui que a família missionária que ele fundara deveria tê-lo como modelo e padroeiro, continuando a sua missão: “Evangelizar os povos que ainda não conheciam Jesus Cristo”. Essa família fundada por Dom Guido, ficou conhecida como Missionários Xaverianos.

Em 1965, mas precisamente no dia 03 de março, foi oficialmente inaugurado o Seminário Xaveriano de Londrina, na presença do Superior Pe.Giovanni Castelli, do Presidente da Sociedade Educadora Pe.Giulio Barsotti e do Exmo bispo de Londrina Dom Geraldo Fernandes.

A partir daí deu-se inicio as atividades de formação de futuros padres engajados na verdadeira finalidade da Congregação: “ Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas”. (Mc 16,15-16). Dentre alguns padres que iniciaram lembramos Pe.Alessio Cabras, Pe.Giovanni Angius, Pe.Danilo Rancan, Pe. Ceresoli Alfiero, Pe.Aldo Antolli, do então Irmão Flávio, entre outros. Nos dias atuais contamos com a presença do Pe. Sante Gatto, Pe. Guiseppe Chiarelli, Pe. Francisco Sozzi,  Pe. Fabio Castelli, e seminaristas da fase do aspirantado.

Apesar de muitas dificuldades enfrentadas ao logo dos tempos, muitos frutos foram colhidos. Dentre eles podemos lembrar de Pe. José Maria Ribeiro, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Hortolândia na arquidiocese de Campinas e lembramos também Tiago Rodrigues, que já completou os estudos de Filosofia.

Atualmente muitas são as dificuldades enfrentadas , pois cada vez mais os meios de comunicação, a situação econômica do país, a falta de incentivo das famílias, a falta de uma verdadeira cultura de vocações levam os jovens a não dar atenção ao chamado para a vida religiosa-missionária e sacerdotal.

As perspectivas para o futuro do seminário o leva para uma maior integração na comunidade paroquial Nossa Senhora de Fátima, oferecendo também um serviço mais adequado na construção de uma verdadeira família missionária.

ORAÇÃO VOCACIONAL

“Ó Jesus, que morreste pela salvação de todos os seres humanos e fundaste a Igreja para dar continuidade na terra à tua obra de redenção, multiplica, te pedimos, o numero dos evangelizadores. Aumenta o seu zelo, santifica suas fadigas, a fim de que quantos ainda não alcançaram a graça inestimável da tua fé, logo cheguem a conhecer-te e amar-te na terra, para depois se regozijarem de tua presença no céu Amém!

Missionários Xaverianos

Av. 10 de dezembro, 570 – Caixa Postal 687 CEP: 86001-970 –  Londrina – Pr. Tel(43) 3325-1259

Nova pagina 1