.

 

 

 

 

.
Nova pagina 1
 
         Home
       História
       Padres Xaverianos
       Irmãs Xaverianas
       Nosso Pároco
        Filhas de São José
       CEI
        Horários
        Terço
        Mensagem de NSF
        Pedido de Oração
        Intenções de Missa
        Fale Conosco
 
 
          Liturgia Diária
        Santo do dia
 
 

 

 

 

 

 

 

 

Histórico da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

 

 Em abril de 1954 chegaram na Vila Casoni os primeiros Padres Xaverianos: Pe. Luiz Martini, Pe. Mário Del Sante e Irmão Primo Portesani.

Neste mesmo ano, Pe. Mário iniciou a construção de uma pequena capela em Honra a Nossa Senhora de Fátima, cuja imagem foi doada pelo Sr. Antônio de Souza Coelho, sendo inaugurada no dia 25 de Abril de 1954, pelo então bispo de Jacarezinho Dom Geraldo Proença Sigaud.

Em 29 de junho de 1955 a pequena Capela passou a Paróquia. Seu primeiro vigário foi o Pe. Ângelo Paolucci, ele fundou o Apostolado da Oração. Ficou poucos meses, sendo substituído pelo Pe. Domingos Rovedatti, tendo como colaborador o Ir. Primo Portesani. Eles iniciaram a organização paroquial, os movimentos e associações como: Congregação Mariana, Filhas de Maria, Cruzada Eucarística, Catequese na Paróquias e nas escolas. Construíram também em 1956 uma casa paroquial, uma escola e uma torre com sino.

A Casa paroquial, a torre e a escola foram demolidas para dar lugar à construção de uma nova matriz.

Em 1957 tendo como vigário Pe. Mário Lanciotti foi fundada a primeira Conferência Vicentina (São José) e a Legião de Maria.

Pe. Mário construiu também uma Capela na Vila Santa Terezinha, que funcionava como escola.

No ano de 1958 chegaram na comunidade as Irmãs Missionárias de Maria Xaverianas, elas desenvolviam seus trabalhos com as crianças e jovens vocacionados, mais tarde ouvindo os apelos da comunidade, fundaram a Creche Nossa Senhora de Fátima, hoje: CEI - Centro de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima.

Em 1959 tomou posse como vigário Pe. João Tonetto. Durante o seu pastoreio (1960) foram realizadas as primeiras missões, preparadas pelos padres Redentoristas.

No ano de 1960 tomou posse Pe. Rosolino Rossi tendo colaborador Pe. Leone Occhio, ficando até 1962 quando foi substituído pelo Pe. Pio Monchelatto.

Em 1963 Pe. Domingos Rovedatti assume novamente a Paróquia como vigário, tendo como seu colaborador Pe. Guerino Sella que em 1964 toma posse como vigário, ficando até 1965.

No ano de 1965 com a presença do Superior Geral dos Padres Xaverianos: Pe. Giovanni Castelli e o Bispo de Londrina, Dom Geraldo Fernandes inauguraram oficialmente o Seminário Xaveriano com a finalidade de formar missionários brasileiros para irem a países onde o Evangelho ainda não fora anunciado.

Em 1966 com o aumento dos fiéis foi necessário a construção de uma igreja maior iniciada pelo Pe. Francisco Sozzi que era o atual vigário, durante o seu pastoreio chegou da Itália o Ir. leigo Flávio Cossu ficando que era responsável pelos coroinhas, crianças, adolescentes, jovens e da ordem da igreja.

No ano de 1970 toma posse Pe. Giuliano Sincini que deu continuidade à construção da nova igreja, que foi inaugurada com grande festa pelo Bispo Dom Geraldo Fernandes, no dia 19 de Outubro de 1975, isto foi possível, graças aos esforços dos paroquianos, através das promoções, quermesses e doações particulares, inclusive com a ajuda dos irmãos da Itália e Alemanha.

Pe. Giuliano ficou na paróquia até o ano de 1976 quando foi substituído pelo Pe. Emílio Paloschi.

No dia 8 de Dezembro de 1979, celebrou-se a solene ordenação sacerdotal do Diácono José Maria Ribeiro dos Santos, Missionário Xaveriano.

No ano de 1980 o Ir. Flávio foi ordenado padre na cidade do Rio de janeiro pelo Papa João Paulo II, por ocasião de sua visita ao Brasil.

Durante o pastoreio do Pe. Emílio, foram realizadas pelos Padres Redentoristas as Missões Populares organizando a paróquia em setores tendo cada setor um coordenador e vários auxiliares, com o objetivo de reunir as famílias para a reza do terço e os círculos bíblicos. Em 1981 toma posse pela terceira vez o Pe. Domingos Rovedatti, tendo como colaborador Pe. Lourenço Matiussi e Irmão Mário Minuti.

Durante o seu pastoreio foi escolhido o local da atual Capela do Jardim Ideal.

No ano de 1981 tomou posse o Pe. Gianni Calderaro que reorganizou os setores, a catequese e deu formação bíblica aos líderes. Aos 24 de Fevereiro de 1985 foi inaugurada a Capela Santa Inês, no Jardim Ideal.

Em janeiro de 1987 tomou posse Pe. Aldo Antolli, ficou na Paróquia até 1988, e foi substituído pelo Pe. Gerson Galvino, como administrador paroquial.

No ano de 1988, tomou posse o Pe. Lourenço Mattiucci. No mesmo ano assumiu a Paróquia Pe. Dante Volpini. Em 1989 chegou na comunidade a Congregação Filhas de São José.

No dia 8 de setembro de 1992, foi inaugurada a Creche Pe. Domingos Rovedatti, com a finalidade de atender crianças carentes dos bairros: Jardim Ideal, Jardim Santa Fé e Jardim Santa Inês.

Dia 8 de dezembro de 1993, foi inaugurada a Capela Santa Maria Goretti, na Vila Yara, com a finalidade de também atender as atividades da Pastoral da Criança.

No ano de 1995, tomou posse o Pe. Valeriano Ruaro, tendo como auxiliar o Pe. Lourenço Mattiucci.

De 14 à 28 de setembro de 1997, foram realizadas as Missões Populares da Arquidiocese de Londrina, com ótima participação das lideranças e da comunidade.

No dia 20 de setembro do mesmo ano, na Santa Missa das 10:30 hs: Solene Profissão Perpétua da noviça Roseli Manoel dos Santos, que pertence à Congregação Filhas de São José. Roseli é filha de nossa  comunidade paroquial.

No dia 20 de março de 1999, celebrou-se a solene ordenação sacerdotal do Diácono Romão Antônio Martini Martins, Diocesano. Romão Antônio é filho de nossa comunidade paroquial.

Várias benfeitorias foram realizadas durante o pastoreio do Pe. Valeriano, em favor da comunidade paroquial:

1996 – Construção da Capela no pátio da matriz, para orações e adoração ao Cristo Eucarístico;

1999 – Construção das Capelas Mortuárias – Pe. Anchietta (Jd. Ideal);

2002 – Construção do Centro de Pastoral Cristo Ressuscitado; e reforma do Salão Dom Guido Maria Conforti;(Matriz)

2003 – Construção da Capela Mãe Rainha Três Vezes Admirável (Vila Marízia)

2004 – Compra de terreno no Jardim Marissol para futura construção da Capela Sagrado Coração de Jesus;

2004/2005 – Reforma das salas da catequese, do plenário, do escritório paroquial e pintura da Igreja;

A Comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima sempre teve a preciosa colaboração dos Padres do Seminário. Durante o período da administração do Pe. Valeriano tivemos ajuda dos Padres: Giuseppe Chiarelli, Sante Gatto, Francisco Sozzi e Fábio Castelli.

Após esse período assumiu a paróquia o padre Mário Minutti, que a pastoreou dor dois anos e meio, de 2006 a 2008. Entre as muitas realizações destacam-se a troca do Telhado da Matriz, a reforma do presbitério e o início da troca do vitral em honra à Nossa Senhora de Fátima.

Em 12 de outubro de 2008 tomou posse como pároco o padre Giannino Calderaro, retomando mais uma vez a missão que já desempenhou na década de 1980.

A Paróquia cresceu e se consolidou com seus movimentos, pastorais, organismos e serviços, iluminada pelo Espírito Santo sob a maternal proteção de Nossa Senhora de Fátima – Nossa Padroeira, sob o pastoreio dos Padres Xaverianos, que deixaram sua terra natal e aqui vieram em missão respondendo ao mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15-16).

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nova pagina 1

 

 © 2008 - 2013  Todos os direitos reservados