.

Intenções de Missa

Santo do dia

CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DE SÃO JOSÉ

Fundador: Pe. Clemente Marchisio, nascido na pequena cidade de Racconigi (Piemonte – Itália), no dia 1º de Março de 1833, primogênito de cinco irmãos. Foi ordenado Sacerdote no dia 20 de Setembro de 1856, em Susa; coroando um ideal de vida, desde muito cedo acalentado. No ano de 1860, foi transferido para Rivalba, em Turim, como Pároco, depois de ter trabalhado em outras cidades. Ali permaneceu até sua morte.
Fundou ali um jardim de infância; útil, tanto para as mães, como para a educação das crianças. Em 1875, constrói uma fábrica têxtil, com finalidade social – empregar moças que se deslocavam até Turim, expondo-se a perigos.
Aos poucos começou a amadurecer a idéia de fundar uma comunidade de mulheres consagradas. Em 12 de Novembro de 1875, após ter se aconselhado com a Virgem Maria, em Lourdes, (França), deu inicio ao “Instituto das Filhas de São José”. Apaixonado pelo ministério Eucarístico, cultivava um ideal: dar sua família religiosa um objetivo específico, que nenhum outro Instituto na Igreja tinha percebido. Em 1880, reuniu as irmãs e comunicou-lhes o desejo de mudar a finalidade do Instituto – abandonar o tear e dedicar-se ao Culto Eucarístico: “A Filha de São José se encaminhará sempre e ardorosamente nas estradas do mundo. E onde quer que flameje uma lâmpada ao lado de um tabernáculo ou se eleve o Imaculado Candor de Jesus-Hóstia sustentará como canto de seu coração e como frêmito das suas mãos laboriosas”.
A Congregação das Filhas de São José está presente na Itália, Argentina, México, Nigéria e Brasil. No Brasil, está presente em São Paulo, Fortaleza e Londrina. Em Londrina, sua chegada na comunidade paroquial Nossa Senhora de Fátima – Vila Casoni, aconteceu em 26 de Junho de 1998, com as Irmãs- Annarosa Alban, Rosária Zaniolo e Ana Luiza Faria.
Atividades Internas: Confecção do que é necessário para as Celebrações Eucarísticas: “São Servas do Banquete Eucarístico”.
Atividades Externas: Animação Litúrgica, catequese e preparação de ministrantes.
Carisma: “Ide e preparai-nos a Ceia da Páscoa” (Lc 22,8)
Finalidade: Promover o culto eucarístico, animar a liturgia e preparar o que é necessário para a Celebração Eucarística.

CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DE SÃO JOSÉ
Rua Ceará, 151 – 86027-300 – Fone: 43 3325-5368